segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A importância da esfoliação


A esfoliação é um passo muito importante no cuidado da nossa pele. No verão é frequente ouvir – não vou fazer esfoliação porque tira o bronzeado – ora bem, se nos escaldarmos à grande e andarmos para aí a apanhar escaldões é lógico que a nossa pele vai esfolar, logo lá se vai o bronze, é certinho. Mas também é certinho que se usarmos protetor solar e tivermos o mínimo dos cuidados com a nossa pele, como esfoliação e hidratação, isso não vai acontecer, aliás até vai ajudar a que fiquemos com um bronze mais duradouro.

A esfoliação ajuda à eliminação das células mortas, deixa a pele macia e uniforme e assim ajuda a que os cremes aplicados posteriormente tenham um resultado mais eficaz. Deve-se fazer a esfoliação 1 a 2 vezes por semana. Se fizermos em demasia vamos estar a retirar as defesas naturais da nossa pele.

Existem dois tipos de esfoliantes, os físicos e os químicos. Os químicos atuam por ação de ácidos e os físicos (mais comuns) pelas partículas que criam atrito com a pele.

Nunca experimentei um esfoliante químico (é uma coisa que está na wishlist =P), por isso o que vos vou mostrar são os esfoliantes que tenho de momento, todos eles físicos.

Um dos esfoliantes mais recentes e interessantes que tenho, é o esfoliante para couro cabeludo d’O Boticário. Este veio-se juntar aos esfoliantes de rosto, lábios, corpo, mãos e pés. Porque a pele tem necessidades diferentes em cada uma destas partes do corpo.

CORPO


Cocoa body scrub – The Body Shop
Apesar de vaguear pelas lojas da the Body Shop há muito tempo, a linha de cocoa nunca me suscitou interesse, até ao dia que cheirei a body butter e o esfoliante e adorei! Quanto à finalidade não acho que seja excelente, faz bem o serviço mas falta-lhe qualquer coisa.

Gomage sabonete esfoliante Argiloterapia – O Boticário (link)
Este esfoliante é dos melhores que já experimentei, para além do aroma desta linha que eu adoro, é muito suave pelo creme que envolve as partículas esfoliantes e apesar do seu ar muito cremoso é muito eficaz. Deixa a pele super macia, muito bom mesmo!

Esfoliante Divine – Caudalíe (link)
Tem o cheirinho do óleo divino, que por si só já é muito bom. Este esfoliante é daqueles que contem óleo. É bastante duro quando o tentamos retirar mas depois funde-se bem pele criando um leite hidratante sobre a mesma enquanto esfolia. Depois do banho continuamos a sentir a hidratação na pele.


 MÃOS, PÉS E CABELO


Esfoliante para mãos Hand Therapy - Rituals
Procurar um esfoliante específico para mãos é uma tarefa um bocado complicada. Encontrei este na Rituals e é fantástico, deixa um óleo na pele mesmo depois de lavar.

Esfoliante de menta para pés - The Body Shop
Específico para os pés, podem reparar que tem uns grãos esfoliantes grandes, gosto muito deste esfoliante. Toda a gente fica encantada com o aroma fresquinho que tem.

Pré-champô esfoliante de Argila - O Boticário (link)
É um pré-champô esfoliante e como o nome indica usa-se antes do champô, molha-se o cabelo e massaja-se o couro cabeludo deixando actuar por 10 minutos. Passados os 10 minutos retira-se com água abundante e lava-se o cabelo normalmente. Sinto que o cabelo fica bem limpinho depois desta esfoliação.

 ROSTO


Active Micro esfoliante intenso e Active dermato (link) - O Boticário 
Estes esfoliantes são idênticos com a pequena diferença do grão, o da linha active dermato é ligeiramente mais fino e deixa uns brilhinhos na pele mesmo depois de lavar, mas é uma coisa imperceptivel, pois só reparei quando fiz a esfoliação na minha irmã, em mim não consegui ter essa percepção. O active está mais envolto em creme, penso que já não se vende. Gosto de ambos.

Tea Tree esfoliante – Ginvera
Achei muito estranho este esfoliante pelo facto de ser um gel. Nas indicações diz que é para aplicar na pele seca, como costumo fazer a esfoliação no banho com a pele molhada, ignorei o que li. Pois, fiz mal porque simplesmente não fez efeito. Deixei de querer fazer as coisas à minha maneira, e lá apliquei com a pele totalmente seca e aí funcionou. Espalhei o gel e à medida que ia fazendo os movimentos o gel foi-se desfazendo em partículas que secavam e caíam. Não fez nada pela minha pele.

LÁBIOS


Tenho o vício de estar sempre a arrancar peles dos lábios, com os dentes ou mesmo com as unhas. Os esfoliantes labiais ajudam a eliminar essas peles e a deixá-los lisinhos. Depois basta por um batom hidratante e os lábios ficam como novos.

Lip Scrub - The Body Shop
Por ser em forma de batom, torna-se muito fácil de aplicar, mas acabo sempre por insistir um bocado com o dedo para fazer uma esfoliação mais eficaz.

Lip scrub Mint Julips – LUSH (link)
Docinho! Dá vontade de comer, e como é comestível, eu como! Suja mais um bocadinho porque temos de aplicar com o dedo e acaba por se desfazer um bocado, mas é muito bom, no gosto (é impossível não provar) e na eficácia.

Muito complexa a minha rotina de esfoliação? ;)
Enviar um comentário